2016-01-28

Vergílio Ferreira, agora…


Vergílio Ferreira, agora…
Consistente e único, Vergílio Ferreira é um escritor que escreve para ser lido, porque pode, de facto, ser lido. Volto ao Mestre como quem volta à pele, sem intenção calculista meramente celebrativa ou desígnio intrometido. Para mim, Vergílio é o Mestre, o escritor, o epofante. Quem como ele depós a palavra, arejando-lhe a resplendência, enxugando-lhe a aridez?
Enxuto o fluxo, a irradiação vergiliana projeta-se no tempo e afunda-se na literatura que não é margem. Centralíssimo, no veio, o corpus esplende, magnífico e sem-par. Mas Vergílio não começou agora, antes atrás, lá pela década de trinta do século XX, momento em que a forja não conhecia o tédio. Tal aconteceu, por exemplo, com o ensaio Sobre o humorismo de Eça de Queirós (Coimbra, Faculdade de Letras, 1943), que o autor apresentara na cadeira de Literatura Portuguesa, em maio de 1939, ou com o romance O caminho fica longe (Lisboa, Inquérito, 1943), escrito entre janeiro e dezembro de 1939.
Quando o ensaio coimbrão vem a lume, com profunda remodelação, acrescente-se, estava Vergílio Ferreira por Faro. E foi sob a senda do humorismo que quase tudo começou. E sobre Eça, diga-se ainda. Não deixa, pois, de ser interessante o facto de os dois motivos transitarem para o primeiro romance impresso de Vergílio Ferreira – Eça e um insinuado humorismo, em clima habitualmente trágico, são bons indícios das influências queirosianas no autor de Para sempre.
Muitos escritores, começando por Eça, mas passando por Régio, Branquinho da Fonseca e tantos outros, sem denegarem o amor à academia coimbrã, manifestam nos seus escritos uma certa aversão pela universidade e os seus mestres. Assim acontece também com Vergílio Ferreira, que produz, em O caminho fica longe, o seguinte mimo sobre os lentes universitários, pela boca da personagem Fernando:

-De resto, para se ser lente, é preciso ser um tanto ou quanto empedernido, impermeável às belezas da vida… Olha, eu estive para ser convidado a doutorar-me. ¿Pois sabes porque desistiram? Porque eu era dado a literatices modernas e esgalhava o meu romance… Grande cambada! Para ser lente é preciso usar sebo arqueológico  nas abas do chapéu e do casaco, andar sempre derreado com livros e ser bronco. Podeis ter a certeza. E é que são uns parvalhões! Um dia o Soeiro, que é assistente, quando falou de eu escrever romance, ¿sabeis o que me disse?: «Não se banalize…» Grande besta! Claro que eles não são banais, são aves raras. […] Que a mim não me interessa. Mas vê tu a estupidez destes tipos: amesquinham a arte literária e afinal os artistas… Enfim, a posteridade encarrega-se de fazer justiça. (Op. cit., pp. 90-91.)

Prosseguiu ainda o sanguíneo Fernando com a sua diatribe. Compenetrado «das verdades que dizia, apoucou ainda mais o valor intelectual do lente. Afirmou que o professor universitário é uma espécie de fóssil, um bruto que estacou, firme como rocha, nos conhecimentos enfardelados, à pressa, para o exame de doutoramento.» (p. 91)
Eis mais um fascínio da escrita vergiliana assim desvelado neste dia nascente…

Viseu, 28 de fevereiro de 2016

Martim de Gouveia e Sousa

Sem comentários: