2016-01-29

Biografia e tragédia em Vergílio Ferreira: «O caminho fica longe».


Biografia e tragédia em Vergílio Ferreira: O caminho fica longe.

É sabido que Vergílio Ferreira viveu uma tragédia amorosa com a morte de uma colega de Faculdade que profundamente estimava. Nada criando que não fosse vida, não espanta que tal motivo inunde a diegese de O caminho fica longe como transmigração produtiva. Trata-se da personagem Luísa, que era branca. «Tinha mãos longas. Faces menineiras onde o riso cavava duas covinhas.» (p. 103)
Quase ao divino, esta Luísa parece ter colhido influência da mulher do dolce stil nuovo e do petrarquismo, até porque «quási sempre o seu riso tinha a transparência do bem. Era pequena. Olhos azuis, de um azul ténue e doce, e cabelos amarelos tombando-lhe em desalinho sobre os ombros.» (ibid.) Em altar, afastada da vulgaridade, esta quintanista de Letras era diferentes de «todas as raparigas. E boa. Porque ela tinha um riso transparente onde a inveja se quebrava.» (ibid.)
A vida ia correndo em direção à tragédia. De súbito, há nela «qualquer perturbação esquisita. A cabeça! Talvez a cabeça. Ou não… o peito. A pontada. Revolvem-se-lhe todas as entranhas. asfixia. Pesos. Uma corda atando-lhe o pescoço. Fúrias no cérebro. Ligeira tosse. Um gorgolejo. A inexistência… […] O soalho tingira-se de um vermelho vivo.» (p. 226) A morte chegou e também um momento alto do romance, que Vergílio Ferreira reaproveitará muitos anos depois, de Rui, já no cortejo fúnebre, isolando liricamente a situação como se de um casamento se tratasse: «Luísa noiva, de braço dado agora. Braço fino. Cinturinha débil. […] Toda aquela gente que ali vinha formava, afinal, o cortejo de convidados para o festim. […] ela muito meiga, muito carinhosa, de um trato muito macio. […] Luísa, a virgem, […] ia ser dele. […] Luísa ali ao lado dele, já sua, de véu de noiva.» (p. 243) Infelizmente,  Luísa ia no caixão.
Vergílio Ferreira dentro da vida, na morte, ensinando, ensinando sempre a nossa condição…

Viseu, 29 de janeiro de 2016

Martim de Gouveia e Sousa


Sem comentários: