2013-08-08

Esta é a gramática UHF: umas poucas palavras sobre «a minha geração» (2013)



Esta é a gramática UHF: umas poucas palavras sobre a minha geração (2013)

Como tempo sem tempo, eis as palavras e a música alada. De longe, ouça-as no fulgor das mãos, vindas dos tímpanos fundos. Do tempo que é tempo, reconheço-me aqui – lacerantes, facas diretas dão-me o tempo que é tempo. Agudos, os tempos.
Umas poucas palavras, disse. Insujeição, clepsidra, fingimento, agudeza, armadilha amorosa, sinais de fogo, sátira e filme vivencial, eis flâmulas deste palco geracional. Magnífico palco, diga-se – temas como «A minha geração», «A tia Dorinda», «Lili casou à pressa», «Já não sei fugir», «Vernáculo [Para um homem comum]» e «Em Dezembro, meu amor» são para mim arrepiantes. E a música começa na pele, eu sei.

De longe, ainda perto, desde o velho viseense pavilhão A (À flor da pele, pois) até hoje, muitos palcos presenciei, No jogo da noite. A vida separa e une. Aqui me encontro. Obrigado, António Manuel Ribeiro! Obrigado, UHF! Que miséria um mundo sem as vossas palavras & músicas!  

Sem comentários: