2013-07-20

[FARPINHAS] – CINCO

[FARPINHAS] – CINCO
Cantante com uma filosofia de Offenbach, o marialva descama a sua energia contra tudo e contra todos – são ares, modos, vestes, diferenças, indiferenças, tribalismos, ajuntamentos, manifestações, ruídos e estranhos vigores que o indispõem. Para ele não há acasos soberanos, só normas, só etiquetas, só rótulos. Há quem lhe chame isto, porque, se assim, isto.
A ficção de Vergílio Ferreira ensina que tal palavrão é equivalente do mágico vocábulo «inoque», do mesmo modo que se assemelha à consagrada «coisa» do grande prosador Tomaz de Figueiredo. O marialva é, em simultâneo, isto, inoque e coisa. Mas que coisa? É vê-lo a pavonear-se seráfico vertendo usos para os homens e recatos para as mulheres, agitação para uns e frigidez para umas. O marialva do século XXI não ama, adora; olhando, é proprietário e sendo olhado, julga-se vítima enganada. O marialva quase sempre desconfia, chegando a desconfiar de si. Quando reza, o que normalmente acontece, fá-lo compungidamente como um feudal agrário aceitando a ordem cósmica. O seu mundo são perdições e deuses cegos. Muitas vezes, julga-se mártir, quando não consegue ferir de morte o belo sexo. O marialva é um abusador, usa e não quer ser usado.

Dominando a teologia da cidade, o marialva é suspeito de não respeitar e de nas mulheres ver objetos. Enamorado de si, o marialva afogar-se-á na autocontemplação.

Sem comentários: