2010-12-02

"forma breve"-7 e 3-"Voltar a ler", eis duas recentes propostas culturais da Universidade de Aveiro


Prossegue a Universidade de Aveiro em forma invejável. A publicação do grosso volume da revista forma breve, com mais de 400 páginas, vinda a lume pela sétima vez sob o tema "Homografias. Literatura e homoerotismo", bem como do volume 3/Voltar a ler dedicado a Aquilino Ribeiro é motivo da maior satisfação. Estão de parabéns os professores António Manuel Ferreira, Paulo Alexandre Pereira, Maria Eugénia Pereira e demais elementos da Comissão Científica pelo brilho das publicações que dignificam a instituição universitária.
Anteriormente, de 2003 a 2008, abordara forma breve temáticas como "O conto: teoria e análise", "O poema em prosa", "A fábula", "O fragmento", "Teatro mínimo" e "O conto em língua portuguesa". O número de 2009 contém colaboração sobre o tema central "Homografias. Literatura e homoerotismo" de Carlos de Miguel Mora, Anabela Barros Correia, Martim de Gouveia e Sousa, Anna M. Klobucka, Teresa Bagão, Lola Geraldes Xavier, Tiago Aires, João de Mancelos, Virgínia Maria Antunes de Jesus, Paulo Alexandre Pereira, Mónica Serpa Cabral, Érica Zingano, Isabel Cristina Rodrigues, António Manuel Ferreira, Horácio Costa, Ana Margarida Ramos e Maria Eugénia Pereira. Incluem-se ainda outros estudos e recensões.
Sucedendo a Tomaz de Figueiredo e a Augusto Abelaira, o nº de Voltar a ler sobre Aquilino Ribeiro traz o escritor para a ordem do dia, convocando um vasto conjunto de vozes, algumas delas reconhecidíssimas na jeira aquiliniana. Encerra o lindíssimo volume interessante post scriptum de Aquilino Ribeiro Machado. A ilustração da capa é de Susana Vasconcelos. Em breve, vamos voltar a ler Mário Sacramento.

Sem comentários: