2009-12-19

Noite de Natal no Museu Grão Vasco


No próximo dia 19 de Dezembro, pelas 21.30h, o Museu Grão Vasco encenará a sua Noite de Natal, dando continuidade à programação desenhada para esta quadra e que teve início em 19 de Novembro.


Sob a égide de uma iluminação especialmente concebida e que englobará fachada, pátio e claustro, o MGV abre as suas portas para uma noite mágica, onde se entrecruzam luz, som, vídeo, música, performance e leitura.

Na ocasião, proceder-se-á à apresentação do desenvolvimento do layout do Museu, concebido por Ana Catarina Sousa, bem como da instalação S. Pedro, de Ana Raquel Meneses (“Leve um pedaço do Grão Vasco consigo”), realizada em parceria com o GAMUS, em comemoração do 25º Aniversário do Grupo dos Amigos do Museu.

No seguimento, terá início a festa, com o percurso estabelecido pelo interior do Museu, cuja iluminação será igualmente trabalhada para a ocasião, surpreendendo os visitantes com uma experiência sensorial de interacção artística, num percurso direccionado ao retábulo da Sé de Viseu e, nele, ao episódio da Natividade.

Aí terá lugar a apresentação de um dos tesouros literários da cidade — a obra Escola de Belém, do Padre Alexandre de Gusmão (Évora, 1678), propriedade da Biblioteca Municipal —, o qual permanecerá em exposição durante a época natalícia e será objecto, no culminar da programação de Natal, de uma conferência proferida pela Prof.ª Doutora Sara Augusto.

Entre música, luz, imagens e palavras, o programa concluir-se-á no claustro iluminado, onde os visitantes serão acolhidos por uma pequena ceia.

Sem comentários: