2009-02-18

Rodrigo Emílio faria hoje 65 anos...


BALANÇO DOS 27 ANOS

O que em mim mais sobressai
é a sobranceria secreta
de ter tido um pai
que era poeta -

se bem que também
a fundo cultive
a grande fortuna de ter tido a mãe
que tive.

E de entre as imagens sãs,
(jamais a vida as assole...)
recordo duas irmãs,
louçãs ao sol das manhãs
e ambas lindas como o Sol.

Em ti, amor, logro o tema
com que mais me maravilho:
por ti, vibro em cada poema.
E tenho um filho!

Além disto, há a saudade
profunda que me avizinha
de sombras de uma outra idade:
meu avô, a avó-madrinha...

Doei-me, por fim, a Ti,
Pátrio Reino, e exauri
das veias sangue de lei, com fervor:

— dois anos de alferes servi
em uma das mais antigas,
remotas «províncias d’EL-Rei», meu Senhor!...

in SERENATA A MEUS UMBRAIS, páginas 206 e 207

1 comentário:

isabel mendes ferreira disse...

beijo.


nesta sempre re.visitação.