2008-12-21

Frescos de Giotto na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL


A Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, no Campus de Caparica, vai receber uma das mais importantes obras-primas da arte ocidental: os frescos de Giotto na Capela de Scrovegni, em Pádua.



Mandada construir pelo banqueiro Enrico degli Scrovegni, em 1303, que encomendou a sua decoração a Giotto, a igreja, também chamada de Capela Arena por ter sido erguida numa antiga arena romana, foi consagrada à Virgem da Anunciação em 1305.

Os frescos de Giotto, mais de uma centena de imagens que cobrem as paredes e o tecto da Capela de Scrovegni, são ilustrações de grande realismo e expressividade que retratam cenas da vida de Cristo e da Virgem Maria.

Esta extraordinária mostra, que agora chega a Portugal, inclui uma maqueta à escala desta pequena igreja, que consegue transmitir emoções muito aproximadas daquelas que a pintura do grande mestre sempre transmite a quem visita os frescos na própria capela.

Construída em madeira e aço, a réplica tem a forma exacta da Capela de Pádua – que mede 21,5 m de comprimento por 8,5 m de largura e 12,8 m de altura – onde cabem aproximadamente 10 pessoas de cada vez. No seu interior surge uma reprodução fotográfica perfeita dos frescos, acompanhados de painéis didácticos e informativos que permitem mais facilmente conhecer a obra deste genial artista italiano.

Idealizada em 1987, para as celebrações dos 650 anos da morte de Giotto, que se comemoraram em Itália em 1988, esta exposição itinerante já esteve patente em cidades tão diferentes como Bruxelas, Weimar, Taipei, Córdova, Moscovo, São Petersburgo, Oslo, Amesterdão, Buenos Aires, Lima e Montreal.

Esta obra-prima de Giotto, considerado o grande renovador da pintura italiana, chega agora ao público português, numa iniciativa da Biblioteca da UNL, no Campus da Caparica, em colaboração com o Turismo de Pádua e o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

A exposição estará patente ao público de 11 de Novembro a 11 de Fevereiro de 2009, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00. A entrada é livre.

Sem comentários: